Mesmo os voos solitários chegam em algum lugar. Façamos de nosso Pais a Terra que sempre sonhamos viver...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Março  de 1970.
- Nasce na Favela da Zona Sul de SP, o menino Serginho. Filho de mãe solteira e pais desconhecido, vem ao mundo num ambiente paupérrimo.
- Nasce na Favela da Zona Norte de SP, o menino Rogerinho. Filho de mãe solteira e pais desconhecido, vem ao mundo num ambiente paupérrimo.

- Aos 06 anos Serginho entra na escola Pública. Mal nutrido, se depara com ensino público fraco.
- Aos 06 anos Rogerinho entra na escola Pública. Mal nutrido, se depara com ensino público fraco.

- Aos 13 anos Serginho, adolescente em formação, sofre por falta de oportunidade. Sente-se humilhado.
- Aos 13 anos Rogerinho, adolescente em formação, sofre por falta de oportunidade. Sente-se humilhado.

- Aos 15 anos Serginho e Rogerinho começam a trabalhar no mesmo Super Mercado. Meninos bons, não se envolvem com drogas ou outro tipo de marginalidade. Pobreza não é sinônimo de Criminoso.

- Serginho tem um sonho. Ser Engenheiro. Não acredita que pode chegar. O ensino público é muito fraco.
No sábado a tarde, quando junto de sua namorada Clarice, lastima por um futuro pobre. Adora a menina e desejaria lhe dar uma vida melhor.

- Rogerinho tem um sonho. Ser Médico. Não acredita que pode chegar. O ensino público é muito fraco.
No sábado a tarde, quando junto de sua namorada Laura, lastima por não poder lhe dar atenção. Adora a menina e deseja lhe dar uma vida melhor. Foi a Biblioteca e estuda por conta nos fins de semanas, para reforçar os estudos.

- Serginho cresce no Super Mercado. De empacotador chega à caixa. É muito inteligente. pena a falta de oportunidade de estudar em escola melhor. reclama no bar com amigos, após sair do trabalho.

- Rogerinho continua empacotador no Super Mercado.  É muito inteligente. pena a falta de oportunidade de crescer no trabalho. Estuda direto, para tentar passar no vestibular.

- Serginho e Rogerinho prestar vestibular e são reprovados. Culpa da Escola Municipal.

- Serginho desiste. Para de estudar. Casa. Continua morando na favela e sonha chegar a gerente do Super Mercado. Já é chefe de Rogerinho e otrata co certa soberba.

- Rogerinho continua acreditando. Pede compreensão de Laura e afirma que casará, tão logo tenha alcançado algumas metas. Depois da 3ª tentativa e jornada de 20 horas, entre trabalho e estudo, passa no vestibular. Casa.

- Serginho chegou a Gerente. Comprou um apto. financiado de dois quartos no subúrbio e um carro popular quase novo. Leva vida relativamente boa. Trabalha de segunda a sábado e tem o domingo para descanso.
Sem falar dos encontros com os amigos, nas noitadas no Bar do Clemente.

- Rogerinho tem 5 anos de cão. Pouco dinheiro. Sem tempo para a família. Pegando 6 ónibus por dia e dormindo pouco e finalmente se forma. Convidado por colegas de faculdade, muda para o Interior. Onde médicos são uma raridade.

- Vinte anos se passam. Rogerinho volta para visitar o Velho Amigo
Chega feliz por rever, dentro de um belíssimo carro e elegantemente vestido.

- Serginho, gordo e envelhecido o recebe com frieza.

Ao partir, Rogerinho abraça o amigo e diz que ele fora e sempre será uma pessoa muito importante em sua vida.

Serginho, ao ver o amigo sumir ao longe, vira para colegas de Super Mercado e comenta.

- Isso sempre foi falso e metido. Nunca se misturou. Jamais participou dos encontros no Clemente e roubou muito. É por causa desses burgueses dominadores que não gostam de pobre, que eu voto no PT...

E Assim o Mundo Gira e o Brasil se Afunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário